DestaquesPolítica

Ano começa para STF com “climão” após atrito entre Moraes e Bolsonaro

0

O ano para o Supremo Tribunal Federal (STF) começa às 10h desta terça (1°), em clima de tensão. O presidente Luiz Fux abrirá a sessão frente uma crise desencadeada na última semana, após o ministro Alexandre de Moraes determinar que Jair Bolsonaro (PL) prestasse depoimento à Polícia Federal e o chefe do Executivo federal não cumprir a ordem.

Bolsonaro faltou ao depoimento na Polícia Federal, no inquérito que investiga o suposto vazamento de informações sigilosas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante uma transmissão ao vivo feita pelo presidente nas redes sociais.
A desobediência gerou uma série de polêmicas.

O ministro negou pedido da Advocacia-Geral da União para que o plenário do Supremo analisasse o tema. Em carta à PF, Bolsonaro disse que exerceu o “direito de ausência” ao não comparecer. Moraes, por sua vez, manteve a obrigação do depoimento presencial, mas ainda não marcou nova data para a oitiva. O clima tenso está instalado.

A cerimônia do STF está marcada para ocorrer de maneira remota devido ao aumento nos casos de Covid-19. É de praxe que o presidente da República participe. Bolsonaro foi convidado, confirmou a presença, mas decidiu cancelar sua participação.

Caso participasse da sessão de abertura do Judiciário, Bolsonaro seria anunciado virtualmente, mas acompanharia como expectador. Com o cancelamento, o presidente completa a terceira vez que não participa do tradicional evento do STF. Em 2019 e 2020, ele foi representado pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB).

Com informações do Metrópoles

Compartilhe no WhatsApp

Vítimas das chuvas em Ilhéus recebem apoio da União Europeia

Previous article

UPB emite nota sobre reajuste do piso do Magistério

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *