A RegiãoDestaques

AMURC discute ações para revitalização da bacia do Rio Cachoeira

0
foto: AMURC

A revitalização da Bacia do Rio Cachoeira foi o principal tema de uma reunião realizada nesta segunda-feira (7), na sede da AMURC (Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia). O encontro contou com a presença do diretor de Revitalização e Sustentabilidade da Codevasf, José Vivaldo Mendonça Filho, além de prefeitos representantes dos Consórcios CDS-LS e CIMA, secretários municipais, membros da UESC, UFSB, IFBAIANO e representantes da sociedade civil.

De acordo com a AMURC, a bacia do Rio Cachoeira, que abrange diversos municípios do sul da Bahia, é considerada uma das mais importantes do estado. O objetivo do projeto de revitalização é melhorar a qualidade ambiental e garantir a sustentabilidade na gestão dos recursos hídricos da região. Durante sua fala, José Vivaldo elogiou o engajamento das instituições presentes e defendeu a criação de uma governança compartilhada para conduzir as ações de forma estratégica e integrada. “A ideia é que todas as entidades participem ativamente da construção das soluções para a bacia”, afirmou.

O presidente da AMURC, Elder Fontes, reforçou a necessidade de transformar os debates em ações práticas. “Precisamos organizar nossas ideias de forma coletiva, com metas concretas e bem definidas, para avançarmos de fato na preservação do nosso rio”, disse.

Entre os encaminhamentos definidos, estão: criação de um grupo de trabalho para aprofundar o diálogo institucional, mobilização e capacitação técnica dos gestores municipais, levantamento e unificação dos diagnósticos já existentes sobre a bacia, encontro na sede da Codevasf, durante a Marcha dos Prefeitos em Brasília, em maio, para tratar da pauta com mais profundidade. A agenda representa um passo importante para a articulação de políticas públicas voltadas à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável na região cacaueira.

Com informações da AMURC

Compartilhe no WhatsApp

Ilhéus adia publicação de editais da PNAB para adequações técnicas

Previous article

Pesquisa: 76% dos brasileiros apoiam taxação maior para mais ricos

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *