O vereador Danilo da Nova Itabuna (União Brasil) mexeu com os brios das mulheres itabunenses. Depois da vereadora Wilmaci Oliveira (PCdoB), a presidenta eleita do Sindicato dos Comerciários de Itabuna, Amanda Santos, detonou o discurso machista do parlamentar contra a primeira-dama Andrea Castro.
Em nota, a sindicalista, que também é coordenadora regional da CTB Bahia e da UBM (União Brasileira de Mulheres), critica a fala de Danilo durante a sessão desta terça-feira (20). “Na condição de mulher, presidenta eleita do Sindicato, manifesto veementemente minha indignação e repúdio diante da fala machista e misógina do vereador Danilo da Nova Itabuna”, diz e lembra que ele comparou Andréia Castro a uma “cadela”.
Amanda classificou a linguagem violenta e depreciativa para se referir a uma mulher. “A comparação feita revela não apenas sua falta de respeito e consideração pelas mulheres, mas uma visão arcaica e preconceituosa, perpetuando estereótipos e reforçando um ambiente hostil e discriminatório”, afirma.
Segundo a dirigente, o comportamento do vereador desrespeita Andréia Castro e todas as mulheres vítimas diárias de violência e discriminação de gênero. “Exigimos que o vereador Danilo da Nova Itabuna seja responsabilizado por suas palavras e atitudes. As mulheres merecem ser tratadas com dignidade, respeito e valorização. Repudiamos qualquer discurso e ações que perpetuem um sistema patriarcal opressor”, critica.
Ao final, Amanda exige uma retratação pública imediata por parte do vereador. “E a adoção de medidas disciplinares e educativas por parte das instâncias competentes. Fazemos um apelo à sociedade itabunense para que se una na luta por uma cidade mais justa, igualitária e livre de qualquer forma de violência e discriminação”, defende.
com informações do Sindicato dos Comerciários
Compartilhe no WhatsApp
Comments