Quem for à Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), que acontece até 8 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, vai conferir produtos feitos por escolas-fábricas da rede estadual da Bahia. O público vai conhecer todo o processo de produção de chocolates e sabonetes desenvolvidos por estudantes e professores dos Centros de Educação Profissional e Tecnológica de Ilhéus, Arataca, Gandu e Ipiaú.
A Secretaria da Educação do Estado (SEC-BA) terá o stand no Espaço+Bahia, onde estão reunidas 25 secretarias e órgãos. Os visitantes vão poder degustar uma variedade de chocolates saborosos, a exemplo das barras contendo na sua composição 60% ou 80% de cacau e outros ingredientes.
Os chocolates são produzidos por estudantes dos cursos técnicos em Agroindústria e Nutrição e Dietética das seguintes unidades: Escola-Fábrica do Chocolate Litoral Sul, localizada no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) da Floresta do Cacau e do Chocolate Milton Santos, em Arataca; Escola-Fábrica do Chocolate Deize Silva Santana, no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus; Escola-Fábrica do Chocolate do Baixo Sul, no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Baixo Sul, em Gandu; e Escola-Fábrica do Chocolate, no Cetep do Médio Rio das Contas, em Ipiaú.
Já os sabonetes, são produzidos pelos estudantes do curso técnico em Química, da Escola-Fábrica da Química, no Ceep em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus.
Segundo a SEC-BA, essas escolas são espaços de aprendizagem formal de educação. Os alunos vivenciam processos de criação e prática dos conhecimentos e promovem a formação de competências nas áreas de fabricação de sabonetes líquidos e em barra, de chocolate e outros derivados de cacau, confeitaria e pâtisserie, manutenção de equipamentos e máquinas, boas práticas de fabricação, que estão fortalecendo a integração entre o cacau, o chocolate e o turismo.
com informações da SEC-BA
Compartilhe no WhatsApp
Comments