Aliada de primeira hora das duas categorias, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) celebrou uma importante vitória dos agentes comunitário de saúde e agentes de combate às endemias.
Em sessão da Câmara Federal, nesta sexta (17), os deputado federais derrubaram, por 431 votos a 22, o veto do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao trecho da da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022 com a previsão de reajuste do piso salarial nacional desses profissionais.
Representantes da categoria acompanharam a sessão e viram governistas e da oposição se revezarem em defesa dos agentes e comemorando a rejeição ao veto.
“Estive ao lado das categorias nessa luta incansável pela derrubada desse veto cruel de Bolsonaro. Na pessoa da querida Ilda Angélica, presidenta da Conacs, deixo meu abraço aos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias de todo o Brasil, profissionais imprescindíveis para a manutenção da saúde básica no país. Seguimos em luta para garantir a aprovação da PEC 22, que estabelece o índice de reajuste do piso. A união faz a força. Viva os ACSs e os ACEs”, celebrou Alice Portugal, destacando que a bancada do PCdoB votou em bloco pelas categorias.
Esses profissionais são a linha de frente do SUS, sendo responsáveis pelo atendimento domiciliar em comunidades de todo o país, acompanhando a saúde das famílias, promovendo ações preventivas e conscientizando a população sobre o risco das endemias, como a dengue, por exemplo.
Com informações do Metrópoles
Compartilhe no WhatsApp
Comments