O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), professor Alessandro Fernandes, destacou o papel da universidade no desenvolvimento regional e apresentou novas possibilidades de colaboração com as prefeituras do Sul da Bahia. O pronunciamento foi feito durante o Seminário Gestão e Desenvolvimento das Cidades, que acontece no auditório do Hotel Praia do Sol, em Ilhéus, promovido pela Amurc, Uesc e Sebrae.
Em sua fala sobre “As Universidades, a Ciência e as Cidades Sustentáveis: as parcerias para a inovação”, Alessandro reforçou a importância do Programa Agir, uma iniciativa conjunta da Uesc e Amurc que oferece suporte técnico e gerencial às prefeituras da região, ainda no evento, Alessandro anunciou a ampliação do Escritório de Projetos da universidade, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas locais, capacitar servidores e proporcionar soluções inovadoras para desafios regionais.
De acordo com a UESC, outro ponto abordado foi a urgência de criar a Região Metropolitana de Ilhéus e Itabuna e de elaborar um plano diretor considerando o impacto do Complexo Intermodal, que engloba a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) e o Porto Sul.
“Não adianta termos instituições acadêmicas e uma população de 1 milhão de habitantes se não enfrentarmos questões fundamentais como o analfabetismo. É necessário um planejamento eficiente, desprovido de vaidades individuais, para garantir o crescimento sustentável de nossa região”, concluiu o reitor.
Com informações da Uesc
Compartilhe no WhatsApp
Comments