Para a Páscoa, a agricultura familiar da Bahia tem a expectativa de aumentar as vendas em até 20%, com relação ao ano passado. São ovos de Páscoa, chocolates e bombons produzidos por agricultores e agricultoras familiares do Litoral do Sul do Estado.
Dados da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau, mostram a Bahia como maior produtor de cacau do país. E a região Sul do estado é a mais tradicional, com 80% da produção no sistema cabruca (o cultivo do cacau é realizado em meio à Mata Atlântica).
Primeira fábrica de chocolate da agricultura familiar do Brasil, a Bahia Cacau está produzindo Ovos de Páscoa com opções de 50% e 70% cacau, e venda exclusiva na loja de Ibicaraí e no stand de vendas do Shopping Jequitibá, em Itabuna. A cooperativa comercializa, também, barras de chocolate de 35%, 50%, 60%, 70% e 75% cacau, e os bombons de chocolate com frutas típicas da Bahia, como jaca, cupuaçu, banana, goiaba, umbu, café, licuri, nibs e cacau em pó e as amêndoas de cacau caramelizadas.
Em Ilhéus, a Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), com a marca Natucoa, aposta na produção de chocolates veganos, com barras de chocolate 56%, 70%, 80% e 100% cacau, além das barras com frutas desidratadas como banana, abacaxi, cupuaçu e jaca. A cooperativa possui lojas em Ilhéus e Itacaré.
Produzidos com responsabilidade ambiental e social, os chocolates da agricultura familiar baiana também estão disponíveis em estabelecimentos comerciais de todo estado.
com informações do governo estadual
Compartilhe no WhatsApp
Comments