DestaquesEconomia

Agricultura familiar ajuda a Bahia ser maior produtora de cacau do país

0
Foto: CAR

O retorno da Bahia à liderança nacional na produção de cacau tem a importante ajuda da agricultura familiar. O segmento responde por 80% dos estabelecimentos rurais dedicados ao cultivo do produto. Nosso estado superou o Pará, com uma produção, em 2023, de 139.011 toneladas de amêndoas, segundo a Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), realizada pelo IBGE.

No centro desse avanço está o investimento de mais de R$ 100 milhões do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), diretamente no sistema produtivo da cacau. “A Bahia se destaca na produção de cacau, e isso é fruto de um entendimento da nova realidade fundiária, em que 80% dos estabelecimentos rurais pertencem à agricultura familiar. Investir nesse setor trouxe um novo cenário para a Bahia, ampliando a produção, a produtividade e a qualidade do cacau”, destacou Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR.

Uma das iniciativas é o Cacau +, implantado no Baixo Sul da Bahia. A iniciativa, em parceria com o consórcio público Ciapra, tem garantido melhorias na renda de mais de 2.400 agricultores familiares. O reconhecimento internacional dessa ação foi destacado no evento “Partnership Meeting 2024” da World Cocoa Foundation, onde a iniciativa foi apresentada como um exemplo de sucesso de colaboração entre setor público e privado.

CONQUISTANDO O MUNDO

O governo também fortaleceu cooperativas como as que trazem as marcas Bahia Cacau e Natucoa, impulsionando a produção e comercialização de chocolates produzidos por agricultores familiares. Os investimentos dinamizam a agricultura familiar e valorizam o cacau baiano, que conquista o mercado nacional e amplia suas fronteiras internacionais.

Segundo Jeandro Ribeiro, o futuro do cacau na Bahia está fortemente vinculado à agricultura familiar. “Com políticas públicas assertivas e parcerias estratégicas, a Bahia segue impulsionando sua produção cacaueira, gerando mais renda, emprego e desenvolvimento para as famílias agricultoras”, frisou.

com informações da CAR

Compartilhe no WhatsApp

Voo da FAB deve trazer 220 brasileiros de Beirute neste sábado

Previous article

Cultura da Bahia terá R$ 110 milhões da Lei Aldir Blanc

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *