DestaquesGeral

Agora é no “bafo”: nos EUA, aparelho detecta Covid pela respiração

0

Nos Estados Unidos, a agência americana que regula comidas e medicamentos (FDA) autorizou, para o uso emergencial, o primeiro teste diagnóstico para Covid-19 feito a partir de amostras respiratórias. Similar ao bafômetro, o aparelho será utilizado sob a supervisão de um profissional de saúde, licenciado ou autorizado por lei estadual, e pode fornecer resultados em menos de três minutos.

“A autorização de hoje é mais um exemplo da rápida inovação que ocorre com testes de diagnóstico para Covid-19. A FDA continua apoiando o desenvolvimento de novos testes, com o objetivo de avançar tecnologias que possam ajudar a enfrentar a atual pandemia e posicionar melhor os EUA para a próxima emergência de saúde pública”, disse Jeff Shuren, diretor do Centro de Dispositivos e Saúde Radiológica da FDA.

O desempenho do InspectIR Covid-19 foi avalidado em um grande levantamento com 2.409 voluntários, incluindo pessoas com e sem sintomas. No estudo, o teste mostrou ter 91,2% de sensibilidade (porcentagem de amostras positivas que o teste identificou corretamente) e 99,3% de especificidade (porcentagem de amostras negativas que o teste identificou corretamente).

O estudo mostrou que, em uma população com apenas 4,2% de indivíduos positivos para o vírus, o teste teve um valor preditivo negativo de 99,6%, o que significa que as pessoas que recebem esse tipo de resultado provavelmente não estão contaminadas.

A InspectIR, empresa que desenvolveu o produto, espera produzir aproximadamente 100 unidades da ferramenta por semana, que podem ser usadas para produzir, aproximadamente, 160 amostras por dia cada uma. Nesse nível de produção, espera-se que a capacidade de teste usando o bafômetro aumente em aproximadamente 64.000 amostras por mês.

com informações do IG

Compartilhe no WhatsApp

Davidson fala, não diz o nome e faz mistério sobre suplência de Otto

Previous article

No feriadão, salva-vidas reforçam segurança nas praias de Ilhéus

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *