DestaquesGeral

Acendeu o alerta: conta de luz terá bandeira amarela em maio

0
Foto: reprodução da internet

Depois de algum tempo com a verde, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu implementar a bandeira tarifária amarela nas contas de energia no mês de maio. Assim, os consumidores terão custo extra de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanecia verde por causa das condições favoráveis de geração de energia no país. Segundo a Aneel, a mudança ocorreu devido à redução das chuvas e a chegada do período seco do ano. “Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara”, explicou a Agência.

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada em residências, estabelecimentos comerciais e indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Ilhéus tem novos horários de ônibus para zona rural

Previous article

Saúde dos povos indígenas terá mais 38 novas UBSIs e investimento recorde

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *