A RegiãoDestaquesPolítica

Ação voluntária ajuda Prefeitura a ampliar assistência às famílias em Itabuna

0

Com 1.603 pessoas abrigadas, a Prefeitura de Itabuna segue prestando assistência e acolhimento às famílias atingidas pelas inundações. Elas estão em diversos pontos de apoio montados em unidades escolares, igrejas, centros espíritas e terreiros onde recebem três alimentações diárias, roupas, colchões, cobertores, medicamentos e assistência médica e de enfermagem.

Diante de um cenário difícil, a ação voluntária tem sido fundamental. A ação assistencial está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) e o Gabinete de Gestão de Crise. Depois que as águas baixaram e as ruas foram limpas, famílias começaram a retornar para casa, a exemplo de algumas abrigadas na Igreja Santa Maria Goretti, no Mangabinha.

No Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), no Jardim Primavera, cerca de 450 pessoas estão acolhidas desde o Natal. “De lá para cá esse número só aumentou. Não conseguimos mais mensurar a quantidade de abrigados”, disse a diretora do CAIC Jorge Amado, Georgina de Jesus Silva Guerra.

A gestora informou que muitas famílias começaram a iniciar a limpeza de suas casas e por isso passam o dia fora do colégio. “Muitos só retornam para fazer as refeições e dormir. É um processo gradativo de retorno. Por enquanto, a demanda por voluntários ainda está alta para nos ajudar a dividir os turnos nos setores de limpeza e cozinha”, comenta.

Um relatório parcial da Semps mostrou os locais de abrigamento e a quantidade de famílias: Parque de Exposições Antônio Setenta, em Ferradas, 242; Escola Maria Creuza, Urbis IV, 19; Faculdade Santo Agostinho, Nova Itabuna, 60; Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Lomanto, 220; e Escola João Mangabinha Filho, Mangabinha, 30; Polo UAB, Mangabinha, 60; Escola Municipal Firmino Alves, Fátima, 41; Colégio Ciso, 140; Coliseu, Banco Raso, 35; Caic Jorge Amado, Jardim Primavera, 400; Escola Lourival Soares, 43; Escola Francisca Messias, Lomanto, 71; e Galpão Nova Itabuna, Lomanto, 242.

Com informações da Prefeitura Municipal

Compartilhe no WhatsApp

Em carta, secretários de Educação pedem vacinação de crianças

Previous article

Prefeito de Ilhéus fala da apreensão com previsão de mais chuvas

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *