Nos dias 23 e 24, secretários e técnicos municipais participaram da formação presencial na Uesc, sobre o PDDE e ações integradas, promovida pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecamp Nordeste), através do Programa AGIR-LS.
A ação de parceria entre a Amurc e a Uesc, através do Fórum de Secretários de Educação (Forsec) capacitou secretários e dirigentes estaduais e municipais de educação, técnicos do PDDE, PNATE e Caminho da Escola, Conselhos Sociais, gestores de escolas das redes públicas e representantes e técnicos das UEx, EEx e demais Conselhos.
O encontro foi aberto com a participação do Pró-reitor de Extensão, Neurivaldo de Guzzi; a Secretária de Educação de Itajuípe, Maria de Lourdes, representando a Undime; a Professora e Consultora do Forsec, Gilvânia Nascimento; a coordenadora do Forsec, Thalita Silveira; a coordenadora do CECAMPE Nordeste, Adriana Diniz; e a diretora do Departamento de Educação da Uesc, Lívia Coelho.
Presidente da Amurc e prefeito de Buerarema, Vinícius Ibrann ressaltou que ações como essa, “com a articulação do Forsec são fundamentais para entender as ferramentas dos programas, como o PDDE, importante para diminuir o impacto do sub-financiamento da educação no Brasil”.
O fortalecimento do Programa Dinheiro Direto na Escola na Região Nordeste como Estratégia para a Gestão Democrática e para a qualidade da Educação foi uma das temáticas debatidas pelo professor Hamilton Pacheco.
OFICINAS
Os dirigentes municipais do Litoral Sul tiveram atendimento específico na Uesc. Eles foram orientados quanto à organização do município no atendimento às condicionalidades do novo FUNDEB, em cumprimento à Resolução nº 1, de 27 de julho de 2022, sobre o fortalecimento da autonomia municipal, nos processos de tomadas de decisões quanto às políticas educacionais e a respeito da Busca Ativa Escolar, como estratégia de enfrentamento à evasão escolar.
com informações da Amurc
Compartilhe no WhatsApp
Comments