A Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI) realizou, durante o Itapedro 2024, a ação AACRRI-Ita Pedro Solidário na Arena Rio Cachoeira. O evento, que reuniu cerca de 300 mil pessoas ao longo dos quatro dias de festa, resultou na coleta de aproximadamente seis toneladas de material reciclável. Esta iniciativa proporcionou uma renda extra para os catadores e evitou que esses materiais fossem destinados ao aterro sanitário.
Os agentes ambientais contaram com o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (SETRE) do Governo da Bahia, Prefeitura Municipal através do Projeto Recicla Itabuna, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), CVR Costa do Cacau, O Boticário, Ministério Público do Trabalho (MPT), Biosanear e Defensoria Pública do Estado, através do Programa Mãos que Reciclam.
Além de envolver os cooperados, o estande da AACRRI recebeu catadores individuais, proporcionando-lhes acolhimento através da Defensoria Pública do Estado, que ofereceu refeições e bebidas, além de orientações sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), fornecidos pela CVR, e sacos de ráfia para o armazenamento da coleta. Este suporte visou garantir a segurança e a valorização do trabalho dos catadores, promovendo a educação ambiental e a conscientização sobre a importância da reciclagem.
Compartilhe no WhatsApp
Comments