DestaquesGeral

A Bahia já emite a nova Carteira de Identidade Nacional

0
Foto: Mateus Pereira / GOVBA

Os baianos que moram em Salvador já podem, a partir desta terça (9), ter a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Em fase piloto, o sistema está funcionando nos postos do SAC do Salvador Shopping e de Pituaçu. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve presente na solenidade que marcou o início do serviço. Nas redes sociais, ele afirmou que a é um passo importante para a padronização documental no país. “Estamos trabalhando para que logo possamos ampliar esse serviço para todo o estado”, afirmou.

A primeira via do documento será gratuita para todos os cidadãos e poderá ser solicitada pelo site ou aplicativo ba.gov.br. A CIN será emitida pelo Departamento de Polícia Técnica, através do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), e terá um número unificado com o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Segundo o governo, o documento acompanha avanços para a segurança e cidadania.

O governo federal espera emitir a nova carteira para toda a população até 2026 e o novo documento terá validade de acordo com a faixa etária do cidadão: 5 anos para crianças de zero a 12 anos incompletos; 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos incompletos; e validade indeterminada para quem tem acima de 60 anos.

Além de ter só um número de identificação, o CPF, a carteira vem com um QR Code que permite a checagem de todos os dados do cidadão. Mesmo com a nova CIN, continuam valendo os documentos de identificação com foto, como CNH e RG, continuam valendo. Mas, a nova carteira vai poder concentrar todos eles em sua versão on-line, no celular. Os documentos vão estar no aplicativo GOV.Br e poderão ser verificados pelo QR Code da nova carteira. O atual modelo de Registro Geral (RG) tem validade até 2032.

O Ministério da Gestão e Inovação garante que a CIN é o documento mais seguro do Brasil e um dos mais seguros do mundo, por possuir verificação de autenticidade e QR Code, que poderá ser lido por celular, possibilitando analisar, inclusive, se a ela foi furtada ou extraviada.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Reajustes salariais acima da inflação aquecem economia, aponta estudo

Previous article

Câmara dos Deputados aprova Novo Ensino Médio no Brasil

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *