Os baianos que moram em Salvador já podem, a partir desta terça (9), ter a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Em fase piloto, o sistema está funcionando nos postos do SAC do Salvador Shopping e de Pituaçu. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) esteve presente na solenidade que marcou o início do serviço. Nas redes sociais, ele afirmou que a é um passo importante para a padronização documental no país. “Estamos trabalhando para que logo possamos ampliar esse serviço para todo o estado”, afirmou.
A primeira via do documento será gratuita para todos os cidadãos e poderá ser solicitada pelo site ou aplicativo ba.gov.br. A CIN será emitida pelo Departamento de Polícia Técnica, através do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), e terá um número unificado com o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Segundo o governo, o documento acompanha avanços para a segurança e cidadania.
O governo federal espera emitir a nova carteira para toda a população até 2026 e o novo documento terá validade de acordo com a faixa etária do cidadão: 5 anos para crianças de zero a 12 anos incompletos; 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos incompletos; e validade indeterminada para quem tem acima de 60 anos.
Além de ter só um número de identificação, o CPF, a carteira vem com um QR Code que permite a checagem de todos os dados do cidadão. Mesmo com a nova CIN, continuam valendo os documentos de identificação com foto, como CNH e RG, continuam valendo. Mas, a nova carteira vai poder concentrar todos eles em sua versão on-line, no celular. Os documentos vão estar no aplicativo GOV.Br e poderão ser verificados pelo QR Code da nova carteira. O atual modelo de Registro Geral (RG) tem validade até 2032.
O Ministério da Gestão e Inovação garante que a CIN é o documento mais seguro do Brasil e um dos mais seguros do mundo, por possuir verificação de autenticidade e QR Code, que poderá ser lido por celular, possibilitando analisar, inclusive, se a ela foi furtada ou extraviada.
com informações da Agência Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments