Os investimentos que o governo Jerônimo Rodrigues (PT) tem realizado na educação pública colocam os estudantes baianos em destaque. A Bahia ficou entre os quatro melhores colocados, com notas entre 980 e 1000, na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nossos alunos também se destacam no ranking das notas que vão de 950 a 980, conquistando o 5º lugar no ranking nacional.
Na relação geral de notas entre 980 e 1000, alunos do ensino público e privado baiano ficaram atrás apenas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará, alcançando a 5ª colocação. Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, contribuíram para isso os investimentos na requalificação e ampliação da infraestrutura física das escolas; na formação dos professores; na gestão da aprendizagem; e nos programas de apoio à permanência do estudante são fatores determinantes para o sucesso dos estudantes da rede estadual no Enem.
“Todas essas iniciativas associadas às atividades do Projeto Tô com Você no Enem criaram as condições que contribuíram para os resultados alcançados pelos nossos estudantes. Muitos deles agora enxergam a universidade como uma possibilidade real. Isso só nos faz acreditar que nosso projeto de Educação está no caminho certo”, destaca.
OS INVESTIMENTOS
A lista de ações inclui oferta de mais escolas em tempo integral; garantia da permanência estudantil com recursos destinados a programas como Bolsa Presença e Mais Estudo; valorização do magistério; busca ativa para a matrícula; fortalecimento do Programa de Gestão de Aprendizagem com práticas pedagógicas mais modernas.
Com o Tô com Você no Enem, a SEC investiu na preparação dos estudantes, desde o incentivo à inscrição até a realização da prova, inclusive com a oferta do transporte nos dias do Enem. A iniciativa envolveu, ainda, a realização de aulões na capital e no interior, além de recomposição de aulas para ajudar os estudantes.
A pasta também programou atividades de apoio extraclasse, como a participação dos estudantes em eventos como Feira das Profissões e rodas de conversas com alunos egressos das unidades estaduais, que hoje estão na universidade. Foram realizados investimentos na formação de educadores e na inovação com a aquisição de novas ferramentas pedagógicas.
com informações da SEC
Compartilhe no WhatsApp
Comments