DestaquesGeral

Mais de 226 mil alunas beneficiadas com Programa Dignidade Menstrual

0

Tema novo e importante, dignidade menstrual tem recebido atenção especial da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), da Secretaria Estadual de Educação (SEC) e da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi). Mais de 226 mil estudantes e pessoas que menstruam, entre 11 e 45 anos, são beneficiadas pelo programa Dignidade Menstrual na rede estadual de ensino.

No último sábado (28), Dia Internacional da Dignidade Menstrual, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o programa se destacou pela distribuição de absorventes higiênicos; pelo desenvolvimento de ações pedagógicas e formativas; e por garantir a dignidade menstrual às estudantes e pessoas que menstruam e que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômico. Instituído pela SEC, em parceria com a Sepromi, o Dignidade Menstrual oferta, mensalmente, um pacote de absorventes descartáveis por beneficiária, cujo investimento total é de R$ 5,6 milhões.

A ideia é promover a conscientização sobre a menstruação como um processo natural que não pode ser impedimento de socialização, e desconstruir tabus tornandO a escola um espaço ainda mais acolhedor. “Pobreza menstrual é uma situação que resulta em ausências recorrentes na escola. O programa trabalha na perspectiva de combater a pobreza menstrual na Bahia e garantir a dignidade para as pessoas que menstruam e não têm condições de passar pelo período menstrual de forma adequada”, diz a técnica da coordenação de Educação Ambiental e Saúde da SEC, Talita Leitão.

MATERIAL DIDÁTICO

Diversos materiais didáticos estão disponíveis no Portal da Educação, a exemplo da Cartilha Educativa sobre Saúde Menstrual, que explica o que é a menstruação e quais as mudanças que provoca no organismo, contribuindo, assim, para desmistificar tabus relacionados ao tema. Também fazem parte das ações da SEC processos formativos para estudantes, professores e gestores, com o objetivo de ajudar na promoção da cultura, do cuidado, da empatia e do respeito. ACESSE AQUI.

com informações da SEC

Compartilhe no WhatsApp

Fundação Marimbeta comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com vasta programação

Previous article

Cumprir piso de agentes comunitários só após publicação de portaria, diz UPB

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *