Uma pesquisa sobre dados alimentares, realizada com mais de 102 mil participantes, confirma que o consumo de adoçantes artificiais pode estar relacionado com um maior risco de câncer. Os resultados foram publicados na quinta (24), e indicam que os riscos são maiores para adoçantes baseados em aspartame ou acessulfame-K.
Pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm) e da Universidade Sorbonne Paris Nord analisaram cerca de 7,8 anos de dados alimentares, registros médicos entre outras informações relacionadas à saúde de voluntários do estudo NutriNet-Santé, programa que investiga a influência da alimentação no risco de câncer.
Ao compararem a incidência de casos de câncer entre quem consumia adoçantes com quem não consumia, os pesquisadores observaram que o risco de desenvolver câncer, durante o período do estudo, foi cerca de 13% maior entre aqueles que consumiam adoçantes.
Os riscos maiores foram observados para aqueles que consumiam aspartame (15%), e a incidência foi maior para câncer de mama (16%) e outros tipos de câncer ligados à obesidade, como coloretal, de estômago, fígado, dentre outros. Juntos, possuem um aumento de risco de 13% com o consumo adoçantes.
com informações do BNews
Compartilhe no WhatsApp
Comments